segunda-feira, 6 de junho de 2011

Religião


Islamismo quer dizer submissão a deus, para Maomé, o homem deveria submeter-se totalmente as vontades de deus. O adepto ao islamismo é chamado islamita ou mulçumano.
  Praticas religiosas do islamismo
-Orar cinco vezes por dia com a cabeça voltada em direção a Meca.
-Jejuar durante o ramadã.
-Dar esmolas de acordo com o que possuir.
-Visitar Meca pelo menos uma vez na vida.
-Participar da guerra santa para propagar o islamismo. 

  Por meio da religião, a Civilização Islâmica expandiu-se. Os árabes conquistaram um vasto território formando um grande império.
  Antes da propagação da Fé islâmica de Maomé, os árabes viviam em tribos e não possuíam unidade política. A maioria vivia como beduínos vagando de um lugar para outro em caravanas comerciais.
 Adoravam varias divindades, em especial a Pedra Negra, que nada mais era que um meteorito. Muito deles peregrinavam a Cidade de Meca onde estava situado a Kaaba, santuário onde existiam diversas imagens de deuses.
 Em 630 Maomé uniu os árabes em torno de um único governo que tinha como principal pilar a religião monoteísta do Islamismo, religião esta semelhante à cristã e a judaica.
 A morte do profeta Maomé, que viveu de 570 d.C. a 632 d.C., provocou a divisão de seus seguidores em dois grandes grupos: os xiitas e os sunitas, predominantes até hoje.
  Os sunitas seguiram os ensinamentos de Maomé contidos em um conjunto de textos que foi denominado SUNA. Para os sunitas, o SUNA é uma importante fonte de verdade ao lado do Alcorão.
  Os xiitas consideram que o líder religioso e político deva ser descendente de Maomé, além de só admitirem o Alcorão como fonte sagrada. Os xiitas são contrários à ocidentalização e são defensores intransigentes dos fundamentos da fé islâmica. Os sunitas correspondem a 85% do mundo muçulmano e os xiitas, aos restantes 15%.
  Hoje, a religião muçulmana é a que mais cresce no mundo e tem cerca de 1,3 bilhão de adeptos

Nenhum comentário:

Postar um comentário